Lipedema – Saiba se você tem

O lipedema é o nome que se dá ao quadro de deposição anormal de gordura em glúteos e pernas que pode vir acompanhada por edema ortostático – Inchaço comum em pessoas que passam o dia inteiro em pé. A doença afeta quase exclusivamente mulheres em idade adulta, mas há relatos de homens acometidos.

É uma condição crônica em que pode haver dores nas regiões do acúmulo de gordura. O lipedema pode ser dividido em 4 estágios:

1.Aumento de gordura nos tecidos subjacentes;
2.Aparecimento de mais gordura e nódulos;
3.Endurecimento do subcutâneo, nódulos grandes e almofadas de gordura, especialmente nos joelhos e coxas;
4.Lipedema com linfedema (lipolinfedema).

👉Os tipos de lipedema tem relação com a região de acometimento, arrasta para o lado para ver quais são!

Mulheres de uma mesma família tendem a desenvolver esta condição. Existem alguns momentos da vida da mulher que são mais propensos ao seu desenvolvimento como a puberdade, gravidez e menopausa.

Ainda não existe um teste de laboratório ou um teste genético definitivo para o seu diagnóstico. Apesar de ser um quadro que não tem cura, existem tratamentos que amenizam os sintomas. Esses irão depender do estágio do lipedema, mas a abordagem costuma ser multiprofissional e inclui: Drenagem linfática; exercícios físicos; dieta; cuidados com a pele e terapia compressiva. A terapia cirúrgica pode ser recomendada em casos mais graves.

👉 Sendo assim, uma mudança no estilo de vida da pessoa com lipedema também é necessária, envolvendo a prática regular de atividades físicas, bem como a reeducação alimentar sempre indicadas por um profissional de confiança!

Dra. Aimée Sauer CRM 23710 /RQE 20003
Endocrinologia com amor!

#lipedema #hormonios #hormoniosfemininos #gorduralocalizada #drenagemlinfatica #endocrinologia #emagrecimento