Testosterona baixa: E agora?

É comum receber no consultório mulheres angustiadas e repletas de dúvidas por conta de uma dosagem sérica de testosterona com resultado inferior a faixa de referência do laboratório.
Portanto: Quando devemos dosar a testosterona na mulher?

👉Há apenas uma indicação bem estabelecida para a dosagem de testosterona na mulher: A presença de hiperandrogenismo ou virilização Caracterizado respectivamente por hirsutismo (aumento de pelos em locais tipicamente masculinos), alopecia ou acne e aumento do clítoris, da tonalidade da voz, e hipertrofia muscular. Nesses casos que níveis altos de testosterona (acima de 150 a 200 ng/dl) podem indicar existência de tumor androgênico, presente no ovário ou no córtex da adrenal, daí a importância de sua solicitação.

Portanto, a dosagem de testosterona só se justifica quando existe suspeita do seu EXCESSO.
👉Não há indicação de realizar a dosagem procurando por “deficiência hormonal”.

Isso porque a dosagem da testosterona nas mulheres é sujeita a diversos “erros” dos métodos utilizados, que tornam valores abaixo de 150 ng/dL (valor normal esperado em mulheres), muito imprecisos.
Ou seja, esses exames não são “confiáveis” para avaliar as concentrações de testosterona NORMALMENTE encontradas em mulheres.
São confiáveis apenas quando essas concentrações estão ELEVADAS.

Portanto, a próxima vez que for realizar o seu check-up, não se esqueça de que a testosterona não é um exame de rotina!

Dra. Aimée Sauer CRM 23710 /RQE 20003
Endocrinologia com amor! ❤️

#endocrinologia #testosterona #hormônios #reposicaohormonal #modulaçãohormonal #menopausa #climaterio #balneariocamboriu